top of page

Decidimos adoptar um cão…e….

Com o maior entusiasmo do mundo tomamos a decisão de trazer para a nossa família um cão.


Com a certeza de que será um compromisso para toda a vida deste ser maravilhoso, e tendo já conjugado as nossas possibilidades: horária, de espaço físico, financeira, com a nossa vontade, vamos preparar o necessário para que possamos ir buscar o nosso cão.


Queremos fazer mais e melhor para que adore esta sua nova família que o escolheu ou será que foi ele quem escolheu? 😊


Pois ainda antes de irem buscar o vosso cão ao abrigo pensem em conjunto sobre o perfil do cão que se irá adaptar mais a vocês? Será um cachorro, que irá brincar, mordiscar, correr e roer? Que trará muito movimento à casa e muito xixi e cocó para limpar (sim sim será mesmo muito: em média um cachorro com cerca de 2,5 meses poderá defecar cerca de 4 vezes ao dia e urinar acima de 10 vezes).


Ou preferem um cão já mais formado emocional e fisicamente, que traga companhia aos passeios, boa disposição em casa e grandes sestas de domingo a tarde?


Podem sempre solicitar ajuda na selecção do animal que gostariam de adotar e sabem que connosco a terão sem qualquer custo (é só enviar-nos o email para cutepetsworldporto@gmail.com).


Agora que já decidimos quem aí vem vamos colocar mãos a obra em preparar o espaço.

Ainda em casa, devemos definir um espaço aconchegado, não muito quente, nem sujeito a correntes de ar, também não aconselhamos que o espaço de descanso do cão seja no local de passagem, por exemplo no tapete da sala, ou na cozinha, onde por diversas vezes por dia transitam todas as pessoas que residem em casa.


Nesse local tranquilo e com ambiente aconchegante devemos colocar a cama do cão e perto alguns brinquedos que tenhamos selecionado em função do perfile do cão que escolhemos.


DICA: chegada a hora de irmos ao abrigo adotar o nosso cão não devemos esquecer-nos da trela, peitoral, e podemos ainda levar alguns biscoitos ou alimentação seca/húmida, pois iremos encontrar dezenas de cães no abrigo que não poderemos levar connosco e assim podemos deixar-lhes o nosso pequeno aconchego.


Para transportarmos o cão no carro devemos ter já connosco uma transportadora ou o sinto de segurança para o mesmo e colocar no carro algumas guloseimas bem apetitosas como o frango desidratado ou fígado (pois o primeiro contacto conta muito, vamos desde logo criar associações positivas do nosso cão com o que será hábito para ele: viajar de carro com a família).

Chegados ao abrigo e uma vez em contacto com o vosso novo membro de família vamos causar uma excelente primeira impressão, até porque para isso só temos uma oportunidade.

O vosso cão ainda não sabe que é vosso, não sabe que vai mudar de vida, que o vão levar para a sua nova casa e que prepararam tudo com o maior dos cuidados e amor por ele.

É natural que se mostre irrequieto em andar a trela, ou medroso. Pois tomem todo o tempo do mundo: esse tempo é vosso da família e do cão, vocês merecem. Deixem o vosso cão explorar a vontade, familiarizar-se com os vossos cheiros, não tenham pressa.


Por mais que vos custe conter a felicidade e o rio de emoções fortes não as transponham para o vosso cão. Vocês estão felizes pois planearam tudo ao pormenor e sabem o que vai acontecer e o vosso cão está nervoso e excitado com tanta novidade e incerteza. Estará com medo também e irá necessitar de alguém que o deixe tranquilo.


Os nossos abraços, beijos e a vontade de agarrar e de carregar em braços ainda o irão assustar mais. Ora, assim sendo, é apenas tentarmos evitar tudo isso 😊. Digam ao vosso cão que vai correr tudo bem, que terá nova casa e nova família, cocem lhe um pouco o peito se ele se quiser aproximar de vocês e será o suficiente para que ele veja em vocês alguém tranquilo, que veio apoia-lo e lhe servir de porto de abrigo. E está dado o primeiro passo para construirmos uma relação cheia de amor, carinho e respeito por novo membro da nossa família.


Agora vamos seguir a viagem para casa num carro já com miminhos deliciosos preparados.


Sugestão de instituições para adopção de cães:

Patinhas Sem Lar – Espinho 930 484 348

MIDAS – Matosinhos midas@associacaomidas.org

Centro de Recolha Oficial de Gondomar 22 466 2650

Centro de Recolha Oficial da Maia 22 939 2430

Associação Projecto Animais de Barcelos animais.barcelos@gmail.com

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page