top of page

Vale mesmo a pena ter um cão?

Atualizado: 4 de jul. de 2022

Há dias assim…em que só de olhar para os meus quatro cães o coração aperta e enche-se de vontade sem fim de tornar o mundo de pelo menos mais um, melhor…não, não pensem que vão passar a ser cinco! Há tanto que podemos fazer por quem nunca espera nada, absolutamente nada de nós…


A expressão "ter um cão" é a mais usada

mas agora que me sentei a escrever vejo que não faz sentido!


Não desistam já de ler eu explico…


"Ter" não implica união e com um cão somos sempre unidos por aquele olhar infinito de confiança eterna de quem nos segue para qualquer lado que vamos…"ter" não implica cumplicidade e com os cães há tantas mas tantas cumplicidades…eles adoram fazer tudo connosco.


E tudo é mesmo tudo: comer, beber água, ir a casa de banho, remexer a terra, apanhar folhas no jardim, estar no sofá a ver a série, agora mesmo lá fora chove e eu tenho os quatro aqui comigo a adorar fazer me companhia enquanto escrevo.


O que vale um toque sentido, um ressonar profundo ou abanar uma cauda? Isso não é “ter”. Eu diria é mais viver com um cão.


Gosto mais disso sim…viver. Viver o vento quando tem rajadas fortes, e quando com chuva nem apetece pôr o nariz fora de casa. Viver os dias de sol em que os passeios são longos e finais de tarde são frescos para poder respirar em conjunto uma briza leve. Viver as aflições porque hoje comeu pior, porque parece mais abatido e não correu tanto para nós quando chegamos a casa. Viver as conquistas quando vai ao parque brincar com os outros cães, rir das trapalhadas com donos que também vivem com os seus, e parar naqueles momentos em que olhares se cruzam e dizem um ao outro: "sabes que te amo e te confio tudo" e gravar…gravar bem dentro para poder buscar quando mais precisamos.


Isto é viver!



Eu vivo os quatro todos os dias até ao minuto. Rio-me das trapalhadas, celebro quando passam debaixo de um galho tombado do qual ontem tinham medo, fico preocupada se de manhã não comem com apetite.



E por isso penso que não… não vale a pena ter um cão! Eles merecem ser vividos! A nossa vida é tão mais rica com um cão, e a minha é mais ainda porque são quatro 😊

E são muitos aqueles que diariamente esperam para poder viver, viver a vida deles e vivê-la com alguém. Porque alguém ficou farto de “ter” um cão, porque nunca soube viver com ele, porque não foi capaz de escutar e simplesmente descartou…

A vida é de quem a sabe viver! E a vida é tão melhor com um cão! Adoptem!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page