top of page

E chegou o dia…trouxemos o nosso cão para casa!

Não cabemos nem no nosso próprio corpo de tanta emoção.

E agora? Chegou também a hora de fazer uma adaptação perfeita (ou pelo menos a melhor que sabemos e conseguimos).

Certifiquem-se de que a vossa casa está adaptada ao cão, que está à prova de cão. O que quererei dizer com isto? O recém chegado vai querer investigar o espaço, certificar-se que não apresenta perigos para ele (e aqueles com mais medo até podem procurar o lugar por onde escapar, pois não se esqueçam do que escrevemos no nosso artigo anterior, os cães ainda não sabem que esta será a sua futura casa e a sua futura família).


E da nossa parte devemos dar-lhe liberdade total para que investigue e observe tudo.

Assim, todos os locais de possível fuga devemos manter fechados (janelas e portas para o páteo inclusive). Tudo aquilo que esteja ao alcance do cão devemos pôr em hipótese que este poderá abocanhar, deitar ao chão, roer, transportar de um lado para o outro (não nos podemos esquecer que esta é a forma dos cães explorarem locais novos: interagindo com objetos). Por isso, se temos algo valioso que pensamos estar ao alcance do recém-chegado, o melhor será retirar os objetos e com tempo e devida tranquilidade voltamos a colocar nos seus lugares. Com isso conseguimos dois objetivos muito importantes: possibilidade de deixarmos o cão explorar à sua vontade os espaços da casa e, por outro lado, termos a interação tranquila e calma nos primeiros dias da estadia do cão na sua nova casa, pois saberemos que não há perigo deste estar “a fazer asneiras”.


A nossa principal preocupação deve ser em fazermos companhia ao nosso cão, que ele possa recuperar bem as forças num descanso profundo na sua caminha que lhe preparamos, que se possa alimentar com boa alimentação que lhe providenciamos. Sei que o que mais queremos é levá-lo ao parque e correr, encontrar novos amigos cães, mostrá-lo a toda a família, e, acreditem, terão imensos anos pela frente para que diariamente façam coisas maravilhosas juntos. Mas os primeiros dias não são os melhores para grandes interações: o vosso cão está a viver uma enorme mudança na vida dele.

Ter tranquilidade e paciência é a chave para que a adaptação do cão à sua nova casa corra bem.


É claro que nos primeiros dias pode haver xixis no meio da sala ou no meio do quarto dos donos. Lembrem-se ele não sabe que essa é a casa dele e que terá por rotina acesso à excelentes passeios com os seus donos onde possa fazer as necessidades. Ralhar ou castigar nunca é solução e menos ainda faz sentido para algo que o nosso cão ainda nem teve tempo de aprender. Pois, parece que limpar é mesmo o melhor 😊 (prometo que em breve vos escrevo um pouco sobre esse tema de ensinarmos a fazer necessidades no local correto).


E na hora de dormir? Alguns cães poderão necessitar de ter a companhia dos humanos para dormir, devido a sua insegurança no local novo, por isso podemos deixar a cama deles no nosso quarto e que durmam nos primeiros dias, sabendo que estamos aí bem ao lado para o que precisarem. Logo, já quando estiverem mais confiantes fazermos a transição para o seu espaço onde dormirão tranquilos.


Tentarmos apresentar aos nossos cães “as regras da casa” logo desde o primeiro dia é um erro grande que pode refletir-se na má adaptação do cão, sua autoconfiança e confiança nos seus tutores.


Seguindo estas pequenas dicas verão que em poucos dias aquele olhar tímido e cabisbaixo rapidamente se irá transformar em sorriso rasgado com língua de fora e saltinhos a desafiar para brincadeira.


E teremos tempo para ensinar que não se anda com o comando de televisão na boca, não se come da mesa da cozinha (mesmo que lá tenha ficado o bife do almoço), ou que os xixis não é na carpete da sala, mas no jardim lá fora, ao mesmo tempo que vamos a casa da avó correr juntos no quintal, comer gelado num passeio e aproveitar o sol na varanda.


Espero que estas pequenas notas vos ajudem a construir uma excelente relação com o vosso cão desde o primeiro dia.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page